Síntese do programa em : https://padlet.com/armindalemos/programa-a-ler-mais-e-melhor-xkmm01nxyujlcoqw
O programa a Ler mais e melhor apresenta cinco eixos de intervenção
Eixos de intervenção
Projeto
Síntese do Projeto
Ler+ Ser+ é um projeto que associa as "estórias" contadas em família, à reflexão sobre temas ligados a uma cidadania ativa e à leitura/escrita em diversos suportes/formatos. É forçoso lembrar que Baião, tal como outros concelhos do país, é uma terra de histórias e tradições rurais, em que a "magia" ainda tem o seu espaço.
As gerações mais velhas são um repositório vivo destas lendas e tradições. Por isso, com a atividade "Leituras d'Aldei@" parte-se da realidade local para refletir sobre os desafios da grande "aldeia global" (McLuhan) em que se transformou o mundo.
A Escola também quer levar este debate para fora dos seus portões e propõe-se fazê-lo com as atividades "Cubos QR de leitura" e "Lê e Argument@", disponibilizando objetos e um espaço onde a comunidade é incentivada a participar.
Finalmente, a atividade "Ler+ #Banda Desenhad@, Ser+ Cidadão" combina a leitura e a criação de tiras de BD com a abordagem de temas previstos na Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola.
![](https://b10d27191a.cbaul-cdnwnd.com/4cf278d2347eb163e1162e3772667ba6/200000011-3cc003db42/fundamentacao1.png?ph=b10d27191a)
Fundamentação do Projeto
1ª razão - A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania releva o papel das bibliotecas na mobilização de parcerias que viabilizem a sua operacionalização na Escola. Deste modo, consideramos importante desenvolver no Agrupamento um projeto de leitura que promova a consciência cívica e a reflexão/debate sobre os grandes desafios da atualidade.
2ª razão - A leitura é um meio privilegiado para a formação de cidadãos críticos e para o exercício de uma cidadania ativa, sendo uma área ainda deficitária no trabalho efetuado pela nossa Biblioteca.
3ª razão - Situado entre a serra e o rio, o concelho
de Baião apresenta algumas características de ruralidade, de tradições
(bengalas de Gestaçô, doce da Teixeira, ...) e de história (conjunto megalítico
da Serra da Aboboreira, rota do românico, ...). A par desta vertente mais
tradicional, que importa conhecer e preservar, é fulcral que se faça também a
leitura e reflexão sobre os grandes desafios da atualidade.