Cidadania: currículo e práticas
![](https://b10d27191a.cbaul-cdnwnd.com/4cf278d2347eb163e1162e3772667ba6/200000053-4316f43171/Imagem2.jpg?ph=b10d27191a)
O trabalho da biblioteca passa também pela formação de docentes em áreas de trabalho e metodologias que são importantes para o sucesso educativo. Daí a relevância de termos apostado num projeto que incentiva a consciência cívica dos alunos. Contudo, é fulcral também termos em conta o trabalho colaborativo com os professores.
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania prevê que a componente curricular de "Cidadania e Desenvolvimento" siga uma abordagem de Whole School Approach, trazendo "a comunidade para dentro da escola" e levando "a escola para fora dos seus muros". Contudo, é importante que a reflexão e partilha de práticas comecem dentro da própria escola e se envolvam todos os docentes na definição de objetivos e estratégias de trabalho comuns, apelando ao trabalho colaborativo.
Tendo por base este objetivo, a biblioteca escolar delineou o programa para uma ação de curta duração. Esta formação procurou criar condições para que todos os educadores e professores do Agrupamento conhecessem os principais pressupostos que estão na base da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e, por outro lado, participassem de forma ativa na implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola. Os materiais desta formação estão disponíveis aqui.